20 termos e gírias literárias mais comuns

Você já ficou perdido(a) com alguns termos ou gírias que normalmente canais literários utilizam, como “plot twist”, “cliffhanger”, “YA”, entre outros? Eu às vezes fico! hahahaha

Mas, calma! Eu vou te ajudar. Segue abaixo um pequeno glossário de termos e gírias literárias mais comuns.

Normalmente, são termos importados do inglês e, às vezes, com tradução adaptada para o contexto literário:

BOOKHAUL: novos livros adquiridos. O termo normalmente vem acompanhado da menção do período, por exemplo: Bookhaul de Março.

CALHAMAÇO: livro com grande número de páginas. Não existe um consenso sobre a quantidade exata para uma obra ser chamada de “calhamaço”, mas normalmente é qualquer obra acima de 500 páginas.

CHICK-LIT: são livros de comédia romântica leves, voltados normalmente para mulheres.

CLIFFHANGER: na tradução literal para o português significa “à beira do precipício/do abismo”, mas podemos chamar basicamente de “gancho da história”, ou seja, aquela situação cuja resolução fica para o próximo capítulo/livro, apenas para prender o leitor.

CROSSOVER: quando um ou mais personagens de sagas diferentes se encontram no mesmo livro ou HQ (história em quadrinhos).

DEUS EX MACHINA: expressão usada nos teatros gregos, em tradução literal significa “Deus surgido da máquina”. Em outras palavras, é quando o livro tem um desfecho mirabolante (que parece ter caído do céu) apenas para concluir a história.

EASTER EGG: pela tradução literal do inglês, easter egg significa “ovo de páscoa”, mas dentro do contexto literário, trata-se de alguma surpresinha que o autor coloca na obra para os leitores.

FANFIC: é a abreviação do termo em inglês fanfiction. É uma história criada por fã de determinado livro, série, filme etc., na qual ele imagina os personagens em uma situação ficcional. A obra é criada sem fins lucrativos e costuma ter como público outros fãs da atração.

HARDCOVER: livro com versão com capa dura e uma jacket (capa de papel, tecido ou couro removível).

HYPE/HYPADO: diz-se de um livro/autor/gênero que está na moda. Um grande exemplo é o romance Torto Arado, de Itamar Vieira Jr, que desde 2020 figura na lista dos mais vendidos e vive sendo mencionado em vários canais literários.

LC: sigla para leitura coletiva. É uma atividade onde duas ou mais pessoas leem o mesmo livro para comentar sobre ele posteriormente.

NA: sigla de “New Adult”, gênero voltado ao público dos 18 aos 25 anos. Os temas costumam ter linguagem e/ou conteúdo adulto explícito, atraindo principalmente leitores acima dos 25.

PLOT TWIST: reviravolta na trama.

QUOTE: frase ou citação de livro.

RESSACA LITERÁRIA: é aquela “tristeza” que a gente sente após terminar o livro com a qual nos envolvemos bastante, a ponto de ter dificuldades para se desligar dele, mesmo quando começa outra leitura.

SICK-LIT: junção das palavras sick (doença, em inglês) e lit (literatura). É um gênero focado em histórias cujos personagens possuem doenças terminais, depressão ou tendências suicidas. Esse estilo se popularizou principalmente com o sucesso de A culpa é das estrelas (John Green).

SPIN-OFF: livro desenvolvido com um ou mais personagens de uma saga, série ou trilogia encerrada.

SPRINT: é um período de atividade (individual ou coletiva) que exige foco. Por exemplo, um grupo vai se reunir virtualmente para ler um livro, ou seja, farão um “sprint de leitura”.

TBR: sigla para To Be Read, é a lista de livros na fila para ler.

YA: sigla de “Young Adult”, gênero literário voltado para adultos entre 18 e 30 anos, com temas voltados para essa faixa (mas costuma atrair mais novos também).

Curtiu? Se souber mais gírias e expressões literárias, fica o convite para compartilhar nos comentários! 😉

Fontes: PS Amo Leitura, Articulando Ideias, Albatroz, Homo Literatus, Bibliotecasma

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora